Ação Lixo Marinho recolhe 180kg

resíduos no Saco do Eustáquio

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 04/04/2019

Ação Lixo Marinho recolhe 180kg de resíduos no Saco do Eustáquio

Geografia do local facilita acúmulo do lixo

 

Um lugar de águas claras, tranquilo e com bastante verde em volta. É assim a paisagem do Saco do Eustáquio, ao Norte de Ilhabela.

Devido a geografia do local, que facilita o acúmulo de lixo, a equipe da Ação Lixo Marinho encontrou, neste último final de semana, uma correnteza de isopor, garrafas PET, chinelos, plásticos, embalagens de óleo, latas, tralhas de pesca, entre outros resíduos que chegam até o local, que vem de toda parte, e tem afastado os turistas de lá. “Nós fazemos a limpeza da praia, até retiramos lixo que está no mar. Juntamos tudo e uma vez por semana levamos para a cidade para fazer o descarte. Mas a quantidade de lixo que vem do mar é muito grande, e acaba acumulando aqui. Tem barco que para, vê isso e resolve não ficar, vai embora”, conta José Luiz Oliveira, proprietário de um restaurante na costeira do Eustáquio.

Ele conta que os turistas chegam a reclamar da quantidade de lixo que fica na região, mas que os ocupantes de barco que param lá para passar o dia preservam o lugar e não jogam lixo no mar. “Às vezes acontece de cair uma latinha, ou uma garrafa na água, mas eles mesmos pegam”, conta Oliveira.

Só na região do Saco do Eustáquio, no domingo (31), foram retirados 180kg de lixo, do total de 256kg recolhidos no final de semana. “É um lugar muito bonito, e quando nos deparamos com a quantidade de lixo chega a ser impactante. Esse lixo vem de todo lugar, por isso a importância de conscientizar as pessoas sobre o descarte correto”, destaca o diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz.

 

Conscientizando Pescadores

Abordar os ocupantes de embarcações de passeio para falar sobre o descarte correto do lixo tem sido um trabalho feito desde o início da operação da Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa.

Com o decorrer das ações que acontecem nos finais de semana, foi constatado também a importância de intensificar essa abordagem com os pescadores, já que grande quantidade de tralhas de pesca tem sido encontrada no mar. Só no último final de semana (sábado, 30, e domingo, 31), 47% do lixo retirado do mar pela equipe foi de tralhas de pesca.

“Sabemos que esses homens estão no mar trabalhando, mas essa abordagem é importante. Procuramos levar a eles a importância do descarte correto do material de trabalho deles, que pode, em breve, acabar prejudicando eles mesmos”, alerta Muniz.

Redes, linhas, anzóis, cabos, armações de pesca, são alguns dos materiais encontrados. “Esses resíduos, quando descartados ou perdidos em grande quantidade no mar, se tornam uma grande ameaça à vida marinha. Eles ferem, mutilam e chegam a matar centenas de baleias, focas, tartarugas e aves”, lembra a bióloga marinha, Roberta Gomes.

No sábado (30), a Ação Lixo Marinho, na parte da manhã, esteve ao lado Norte da Ilha, recolhendo lixo de superfície na Praia da Armação, e depois, fazendo a limpeza da Costeira da Praia da Fome. De tarde, a costeira do Curral até o Bexiga, foi o local onde a equipe fez a limpeza. Também foi feita a entrega de ecobags e abordagem nas embarcações para conscientização dos ocupantes foram realizadas.

Já no domingo (31), a equipe seguiu para a Praia do Eustáquio, onde encontrou grande quantidade de resíduos na superfície e realizou mergulho para retirar o lixo submerso. No total, a Ação Lixo Marinho recolheu 256kg de lixo do mar de Ilhabela neste final de semana.

No final da ação, a equipe realiza a triagem, separando os resíduos e pesando. Após isso, tudo que foi recolhido é encaminhado ao Aterro Municipal de Ilhabela.

A Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa, teve início em fevereiro e segue até o final do mês de abril, e mesmo com o início da baixa temporada, segue pelo mar e nas comunidades conscientizando pescadores e ocupantes das embarcações sobre o descarte correto do lixo.

A ação Lixo Marinho é contratada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e recebe o apoio institucional das empresas Concessionária Chevrolet Veibrás, Macboot, Rádio Ilhabela FM, ABLM, Instituto Supereco e KL Ambiental – Engenharia e Consultoria.

Para conhecer mais sobre o Projeto Operação Praia Limpa, visite o Facebook: https://pt-br.facebook.com/operacaopraialimpa/.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo