Prefeitura de Ilhabela realiza projeto

Integralização da Saúde e Direito

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 14/05/2019

Prefeitura de Ilhabela realiza projeto Integralização da Saúde e Direito na Escola

O projeto é desenvolvido pela UBS Barra Velha com seis escolas da comunidade

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando o projeto Integralização da Saúde e Direito na Escola, desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da Barra Velha, em parceria com seis escolas do bairro: E. M. Benedita Salinas Santos, E. M. Terezinha de Jesus Ferreira, E. M. Dr. Salvador Arena, E. M. Prof.ª Dr. ª Ruth Correia Leite Cardoso, E. M. Eurípedes da Silva Ferreira e E. E. Maria Gemma de Souza Oliveira.

As atividades iniciaram nesta segunda-feira (13), e seguem até sexta-feira (17), em três unidades escolares (Benedita Salinas, Terezinha e Salvador Arena), com programação voltada aos alunos e família, com palestras, orientações, apresentações teatrais e apreciação com contação de história.

A iniciativa consiste no desenvolvimento do diálogo e a troca de conhecimento entre alunos, UBS gestores, pais e professores no que se refere à garantia da saúde, dos direitos humanos e direito da criança e adolescente no território de responsabilidade compartilhada entre os setores de saúde e de educação.

O projeto surgiu a partir do estudo da realidade da área de entorno de atuação da UBS Barra Velha, onde foi verificada a necessidade do estreitamento do convívio e atendimento com as crianças, tendo em vista que o público atendido é, em sua maioria, adolescentes.

A construção intersetorial de ações de educação e saúde tem como objetivo promover o conhecimento e desenvolvimento saudável dos estudantes com o estímulo e promoção da saúde, direito, deveres e responsabilidades, gerando melhorias no aproveitamento pedagógico, na socialização escolar e comunitária, além de favorecer o futuro desenvolvimento pessoal e profissional.

Entre as medidas, estão a realização de atividades em parceria com outros setores de acordo com o interesse dos educadores e educandos; ações de melhoria da qualidade de vida para as crianças; realização de orientações, palestras, atividades e eventos sobre as questões da saúde como um todo, com ênfase a Saúde Mental e Direito da criança e adolescente; capacitação dos professores sobre questões a serem replicadas para os alunos; analisar a problemática apresentada, buscando soluções possíveis aos conflitos encontrados; entre outros.

De acordo com a Secretaria de Saúde, ao final de cada ano, será realizada a avaliação das ações, com resultados em cada setor, tendo como base impactos sociais, impactos internos e externos no ambiente escolar, impacto familiar, satisfação e saúde.

A pasta explica ainda que a escola é um espaço privilegiado para a construção da cidadania. “Um convívio respeitoso pode ser capaz de contribuir para a garantia dos direitos humanos no sentido de evitar as manifestações da violência e fomentar a construção da cultura da paz”.

 

Confira a programação:

E. M. Terezinha de Jesus Ferreira

15/5 – quarta-feira

9h: Apreciação de contação de história (pedagoga)

– João e o Pé de Feijão

– Os Três Porquinhos

 

16/5 – quinta-feira

13h30: Apreciação de contação de história (pedagoga)

– João e o Pé de Feijão

– Os Três Porquinhos

 

E. M. Benedita Salina

15/5 – quarta-feira

16h: Orientação aos pais (terapeuta ocupacional / pedagoga)

– Vínculo pais e filhos

 

17/5 – sexta-feira

16h: Orientação aos pais (nutricionista)

– Seletividade Alimentar

16h30: Apreciação de contação de história (pedagoga)

– João e o Pé de Feijão

– Os Três Porquinhos

 

E. M. Dr. Salvador Arena

15/5 – quarta-feira

8h: Orientação aos pais (terapeuta ocupacional / pedagoga)

– Vínculo pais e filhos

 

16/5 – quinta-feira

08h: Orientação aos pais (enfermeira)

– Ausência de afeto e consequências

9h: Apreciação de contação de história (pedagoga)

– João e o Pé de Feijão

– Os Três Porquinhos

 

17/5 – sexta-feira

8h: Orientação aos pais (nutricionista)

– Seletividade Alimentar

9h: Teatro (ACS – Equipe Garoupa)

– Xô Piolho

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo