Secretaria de Educação de Ilhabela

investe na formação dos educadores

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 04/06/2019

Secretaria de Educação investe na formação dos educadores

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, iniciou, nesta sexta-feira (31), a formação “Música e Folclore na Educação”, para professores das Comunidades Tradicionais da cidade. O encontro aconteceu na Biblioteca e Videoteca Municipal “Prefeita Nilce Signorini”, na Barra Velha, envolvendo 14 educadores das escolas tradicionais da ilha. Quem ministrou a formação foi o professor Max Douglas Vieira, que interagiu com os profissionais, realizando diversas dinâmicas com instrumentos melódicos e percussivos, voz e expressão corporal.

A capacitação visa fazer com que os educadores vivenciem, sintam e se apropriem, tanto da música, quanto de brincadeiras folclóricas, ferramentas essas, valiosas no processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. “Ouvir música, aprender uma canção e brincar de roda são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de proporcionar a vivência de elementos dessa linguagem”, explicou a professora e diretora pedagógica, Maria Terezinha Dias Souza.

A relevância da inserção musical na educação infantil também está fundamentada na própria Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (Lei 9394/96). A legislação afirma que a finalidade da educação infantil está relacionada ao desenvolvimento integral da criança, ou seja, neste caso, a música assume um papel fundamental no processo de desenvolvimento infantil em seus vários aspectos.

A segunda etapa da formação “Música e Folclore na Educação” acontecerá nas próprias comunidades tradicionais de Ilhabela. Serão ofertadas capacitações no Bonete, Praia Mansa, Lagoa, Serraria, Porto do Meio, Fome e nas ilhas de Vitória e Búzios.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo