Ilhabela realiza formação

Primeiros Socorros para profissionais

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 07/06/2019

Ilhabela realiza formação em Primeiros Socorros para profissionais da Secretaria de Educação

Os novos secretários das pastas de Educação e Saúde estiveram presentes

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, em parceria com o Samu de Ilhabela, realizou na manhã desta quinta-feira (6), na Biblioteca e Videoteca Prefeita Nilce Signorini, na Barra Velha, mais uma formação do programa “Primeiros Socorros – Suporte Básico à vida”.

O grupo recebeu as orientações do enfermeiro e coordenador do Samu de Ilhabela, Fábio Luiz Silva, com o objetivo de ampliar conhecimentos e proporcionar atendimento de qualidade nas situações emergenciais, especialmente nas unidades escolares. “Sabemos a importância e a relevância do conhecimento sobre os primeiros socorros e da prevenção de acidentes no ambiente escolar. Às vezes, uma simples manobra bem executada pode salvar a vida de uma de nossas crianças, como já ocorreu em duas ocasiões e garantiu a vida e o bem-estar das crianças”, declarou a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

A atual secretária de Educação, Edna de Paula Roma Teixeira, esteve no local para conhecer o programa. “Estou muito contente em poder retornar para Ilhabela, na educação. Esse curso em especial me deixou admirada, não vi nada parecido na região. Fico muito feliz em saber que o município está à frente das outras cidades”, destacou.

O novo secretário de saúde, Alberto Orro, destacou o trabalho do Samu e a importância dos primeiros socorros para a sobrevivência do paciente. “Nos últimos dias ficamos na região Sul, atendendo as emergências, e tivemos casos de pacientes que teriam poucas chances se não tivessem recebido as manobras. Vocês estão em boas mãos com o Fábio, que é um cara competente e vai ensinar o que for mais eficiente para a sobrevivência do paciente”. Orro ainda destacou a importância da integração entre as secretarias e a Leis municipais nº 1276/2018 (Lei Lucas Begalli Zamora) e lei nº 1343/2018 de autoria do vereador Anísio Oliveira, que dispõem sobre as diretrizes para a inclusão da capacitação em noções básicas de primeiros socorros para os funcionários da rede municipal de ensino das escolas esportivas do município.

A capacitação “Primeiros Socorros – Suporte básico à vida” é ministrada desde 2018 para os profissionais da Educação Infantil e monitores de escolas. Este ano, o curso contemplou no primeiro semestre os professores do ensino fundamental I, e no segundo semestre contemplará os professores do ensino fundamental II e do ensino médio da rede estadual.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo