Feriado do Natal movimenta Ilhabela

ótima balneabilidade das praias

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 20/12/2019

Feriado do Natal movimenta Ilhabela com taxa de ocupação de 81%, paradas de navios de cruzeiros e ótima balneabilidade das praias

Outro índice que contribui muito com a temporada de verão que se inicia, é a melhora na balneabilidade das praias

O feriado do Natal, mais uma vez fomentará a rede hoteleira e o comércio de Ilhabela no período do final de ano. A festa cristã garante a hotelaria uma taxa de ocupação de 81%, que juntamente com a temporada de navios e melhora na balneabilidade das praias, promete injetar milhões na economia da cidade.

Além da grande taxa de ocupação no meios de hospedagens, o arquipélago receberá 59 escalas até o dia 9 de abril de 2020. Os primeiros já chegaram. Do começo do mês até agora, foram sete navios: o Pursuit, Musica, Fantasia, Pacifica e Fascinosa. Trazendo até então aproximadamente 30 mil pessoas, entre elas tripulantes. A expectativa do município é receber perto de 240 mil passageiros. “A orientação da prefeita Gracinha em relação ao Turismo é a geração de emprego e renda através da estruturação da cidade. Nesses seis meses nos dedicamos a buscar soluções para mobilidade, balneabilidade e ambiente de negócios”, salientou a secretária da pasta, Bianca Colepicolo.

 

Segundo a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), o ticket médio por passageiro em uma cidade brasileira é de R$ 581,35. Segundos esses cálculos, a economia de Ilhabela deve receber uma injeção estimada em R$ 140 milhões, o dobro do total arrecadado na temporada 2018/2019. “A cada navio que chega, temos uma base de quatro mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, circulando em nossa cidade, conhecendo nossas belezas, apreciando nossas praias e movimentando o comércio local de produtos e serviços, gerando emprego e renda no município”, declara a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

 

Outro índice que contribui muito com a temporada de verão que se inicia, é a melhora na balneabilidade das praias. O monitoramento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), indicou na manhã desta sexta-feira (20), que das 19 praias monitoradas, 16 estão próprias para banho. Essa ótima classificação, se dá, por conta das ações de melhoria na infraestrutura de saneamento previstas pelo município. A balneabilidade é um assunto sério e a administração trabalha empenhada para manter a qualidade das águas. Ilhabela possui mais de 40 praias, que precisam estar limpas, para que moradores, turistas e veranistas possam desfrutar de toda beleza de cada uma delas.

 

Ações para o verão

A Administração planejou diversas ações para receber os turistas e atender a população durante a temporada de verão. Nesta quinta (19), por exemplo uma segunda lancha catamarã passou a integrar o sistema de travessias de balsa, que tem capacidade maior que a primeira, 450 passageiros contra os 370 da anterior. A travessia com a LS-05, dotada de sistema de ar condicionado, tem a duração de aproximadamente 10 minutos.

Além da chegada da segunda catamarã, a prefeita assinou o decreto 7.789/2019 que proíbe a entrada e circulação de caminhões no arquipélago durante os finais de semana e feriados.  Desde que o decreto foi assinado, disciplinando a entrada de caminhões na cidade, contribuiu com a operação da travessia e, segundo a Dersa (responsável pelo serviço), ajudou na redução do tempo de espera da fila.

A Administração também planeja a inclusão de uma linha de ônibus que atenderá a população e os turistas da Vila até a Praia do Curral, no trajeto de ida e volta da Praia do Curral à Vila. A linha terá 32 paradas estratégicas, sendo 16 delas em cada um dos sentidos.

Outra ação, que visa colaborar com a mobilidade do município na alta temporada é das agências de turismo, com o aluguel de bicicletas a preços acessíveis, que irão operar com cerca de 300 bicicletas entre a balsa, Perequê e Vila.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo