Trilha do Pico do Baepi

Trilha do Pico do Baepi em Ilhabela

Conheça Mais

Prefeitura de Ilhabela

Pico do Baepi

 

A trilha do Pico do Baepi tem aproximadamente 3.500 m de extensão, iniciando-se na cota altimétrica de 200 m e terminando nos 1.048 m de altitude de seu cume. Vence-se, portanto, um desnível de 848 m, com pontos de elevada declividade, demandando o percurso todo (subida e descida), cerca de 5 horas de caminhada (3 horas de subida e 2 horas de descida). É uma trilha bem consolidada, exige o acompanhamento de guias, além de ser primorosamente articulada, pois inexistem bifurcações. Como toda ela é praticamente um aclive só, existem muitos degraus de terra, firmemente escorados com madeira (pontaletes roliços ou pequenas tábuas). A trilha é à prova de erosão, com a eventual exceção de uns dois ou três pequenos trechos, quase chegando ao cume.

 

Todo o trajeto é bem sinalizado,  e algumas placas de madeira, que, além de indicativas das altitudes e da distância percorrida e a percorrer, em metros lineares, contém informações de cunho educativo-ambiental e nomes de algumas árvores. Com tempo bom, qualquer pessoa que se dispuser a ir, que já tenha uma experiência básica em trilhas e que esteja seguro o suficiente de si, pode chegar ao cume tranqüilamente, sem qualquer problema.

 

Pico do Baepi, com 1.048 metros de altitude, é a 5ª montanha mais alta de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, e a mais fácil de ser atingida. Este pico, mesmo não sendo o mais alto de Ilhabela, destaca-se mais que qualquer outro por ser visto de diferentes ângulos. O seu enorme paredão rochoso, com mais de 150 metros, voltado para a cidade de São Sebastião foi escalado uma única vez, na década de 1980.


 

Curta Isso em Trilha do Pico do Baepi

Aqui você tem acesso a tudo isso!