Prefeitura de Ilhabela destaca

importância do Conselho da Mulher

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 26/11/2020

Prefeitura de Ilhabela destaca a importância do Conselho da Mulher no município no dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres

A população pode e deve participar das reuniões do Conselho da Mulher

O dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres é comemorado no dia 25 de novembro, e em atenção a data, a Prefeitura de Ilhabela em conjunto com o Conselho Municipal das Mulheres (CMDM), desde o dia 23/11, realizam no arquipélago a Campanha dos “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência de Gênero”. Além disso destacam a importância da eleição para o biênio 2021 – 2023, do CMDM, que está marcada para o dia 16 de dezembro.

 

Este é o segundo ano que o Conselho da Mulher de Ilhabela, adere a campanha mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, criada pela ONU, os 16 dias referem-se ao período de 25 de novembro a 10 de dezembro, datas em que são celebrados o Dia Internacional para Eliminação da Violência contra Mulheres e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, respectivamente. Além de chamar atenção para o fim da violência contra as mulheres, os 16 Dias de Ativismo reforçam a importância da defesa e garantia dos direitos humanos para as mulheres.

 

Para acompanhar a programação criada pelo CMDMI, acesse: https://conselhodamulheril.wixsite.com/16diasilhabela2020, onde será divulgado diariamente as informações relacionadas ao assunto com conteúdo compostas por: filmes, bate papo, roda de dança, oficinas, colagem de cartazes e entre outras ações.  Uma parte da campanha está arrecadando absorventes que serão doados às UBS’s, os pontos de coletas são alguns supermercados, que você pode acompanhar também no hotsite da campanha.

 

O Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, deve ser lembrado e discutido, mas de modo algum celebrado – tendo em vista a própria necessidade de existência de uma data como esta. Não haverá o dia em que este tema não precisará ser lembrado, mas é possível sim transformar a realidade para que a violência institucionalizada não seja enrijecida.

Por mais complicada que seja essa mensuração, a qual pode ser analisada, entende-se que o trabalho do Conselho da Mulher de Ilhabela, tem a missão de informar, direcionar a mulher para o atendimento que lhe for necessário. As eleições do Conselho da Mulher para o biênio 2021 – 2023, que serão realizadas no dia 16 de dezembro, das 10h às 19h, no PEII (Polo de Educação Integrada de Ilhabela) da Barra Velha.

As munícipes que desejarem participar como eleitoras, poderão votar mediante a apresentação do documento oficial de identificação com foto.  Somente poderão votar as eleitoras que possuírem o título de eleitor de votante em Ilhabela/SP, através da apresentação de título ou e-título digital.

Do Processo Eleitoral serão observadas todas as medidas de higienização e segurança relativas ao novo corona vírus (Covid -19), previstas no anexo único do edital lançado.

A eleição ocorrerá para as seguintes representantes da sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ilhabela:

  • 1 (uma) representante das Associações de Bairros;
  • 1 (uma) representante de Movimentos da Consciência Negra;
  • 3 (três) representantes da Sociedade Civil, podendo ser oriunda de coletivos, movimentos sociais e entidades legalmente constituídas no município, bem como não possuir vinculação a entidade, mas ter notória atuação e engajamento nas questões atinentes aos direitos das mulheres.

 

O Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres

No dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam fortemente aquela ditadura e pagaram com a própria vida. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção no país. Pouco tempo depois, o ditador foi assassinado.

Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, em homenagem às “Mariposas”. Ou seja, durante um dia no ano, incitam-se reflexões sobre a situação de violência em que vive considerável parte das mulheres em todo o mundo.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo