Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela realiza ação

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela realiza ação sobre projeto “Ilhabela sem Bitucas” no Paço Municipal

Desde 2018, já foram coletadas mais de 1,2 milhões de bitucas na cidade

 

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Poiato Recicla e da Flow Sustentável, realizou nesta quinta-feira (6), no Paço Municipal, uma ação sobre o projeto “Ilhabela sem Bitucas”.

A ação teve como objetivo, explicar aos funcionários e munícipes que passaram pelo stand, todo o processo da coleta de bitucas, a transformação em massa celulósica e os produtos produzidos a partir dela.

Durante a intervenção, a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, foi conferir de perto todo o material. “É importante que todos conheçam esse projeto e valorizem o trabalho dos envolvidos. A coleta de bitucas tem evitado que as nossas praias e toda a vida marinha sofram com a poluição causada pelos componentes químicos dos cigarros. Cada duas bitucas em um litro de água, equivalem a mesma quantidade de um litro de esgoto. Estamos fazendo a nossa parte coletando esse material e dando a destinação correta a ele”, explicou a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

O “Ilhabela sem Bitucas”, surgiu em 2018, neste período, já foram coletadas e recicladas mais de 1,2 milhões do material na cidade.  Ilhabela foi uma das primeiras do litoral com o maior investimento nas bituqueiras, com mais de 130 pontos de coleta.

As caixinhas verdes são para depositar as bitucas. Em seguida, o material é levado para a reciclagem, onde são transformadas em uma massa celulósica, que é utilizada na confecção de artesanatos produzidos por artesãs do município e em projetos sociais e estudantis, convertendo poluição em folhas sustentáveis.

Painéis com cinzeiros

Além das bituqueiras, foram instalados totens com cinzeiros de bambu, assim o fumante tem um lugar para descartar as cinzas e as bitucas. Os painéis estão distribuídos em diversos locais, como Mirante do Piúva, Pier de pescador do Perequê (próximo do mar onde ficam os pescadores), Pier de pescador Vila (próximo do mar onde ficam os pescadores), Quiosque do lado restaurante Pimenta de Cheiro, Ponte Espraiada (ciclovia), Praia do Curral, Praia do Perequê, Praia Grande, Praia do Sino, Ponto de ônibus em frente ao CDHU, Praia das Cabras, Praia do Jabaquara, Praia de Santa Tereza, Praia da Feiticeira, Praia do Julião, Praia do Saco da Capela, Praia do Engenho D’Água e Praia do Portinho.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo