Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Ilhabela realiza abertura de composteira

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Ilhabela realiza abertura de mais sete composteiras em escolas municipais

Projeto Resíduo Zero é feito em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente

 

Quanto mais, melhor! A Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, em parceria com o Morada na Floresta, abriu mais sete composteiras no mês de setembro. A ação é parte do “Projeto Resíduo Zero nas escolas”.

As escolas que retiraram o composto foram a Professora Eva Esperança, José Benedito, Professora Ophélia Reale, Prefeito Eurípides da Silva Ferreira, Professora Doutora Ruth Cardoso, Paulo Renato e Dercy Andrade de Castro. “É gratificante ver o empenho dos alunos, dos guardiões e de todos que se dispõe em colaborar com o processo das compostagens e da horta. Moramos em uma ilha, e essas ações são de extrema importância para sua preservação”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Os resíduos orgânicos das composteiras alimentam as hortas das escolas que produzirão verduras e legumes, os quais poderão incrementar até a merenda escolar. Segundo a professora da E.M. Prefeito Eurípides, Débora Bergamini, o projeto tem feito com que os alunos entendam melhor os sistemas produtivos e a importância do trabalho coletivo e de base comunitária. “Utilizamos recursos que seriam descartados, produzimos nosso próprio adubo e reaproveitamos materiais em desuso para a estrutura da horta, foi uma verdadeira aula de sustentabilidade”, afirmou.

A colaboração com a redução do volume de lixo de maneira sustentável se tornou rotineira nas unidades, sendo uma atitude indispensável no dia a dia com a finalidade de colaborar e preservar o meio ambiente.

A E.M. Professor José Benedito, além da composteira, desenvolve o projeto “Escola sem desperdício – Merenda na Medida Certa”, onde toda sobra de alimento nos pratos dos alunos é pesada virando gráficos e tabelas em aulas de Matemática, Ciências e Educação Física. “Posso afirmar que a diferença de desperdício de março até setembro foi muito grande, e hoje nos orgulhamos da quantidade mínima que sobra do prato dos estudantes, e da conscientização agregada à formação destes valores. Essa trajetória demanda de toda equipe um engajamento consciente e a ajuda de todos é fundamental”, explicou a diretora, Lenice Garcez.

A professora da E.M. Eva Esperança, Maíra Barreiro, também afirmou usar as composteiras, como material em outras disciplinas. “Os alunos, praticamente todos do sexto ano, gostam muito do projeto e se surpreendem ao ver a quantidade de alimento, a temperatura do processo e o resultado final. Assim como disse uma aluna, ‘parece uma aula de Ciências, Geografia e Matemática todas juntas’. O projeto apresenta um grande alcance interdisciplinar, além de motivar os estudos”, salientou.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo