Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela Tudoem Ilhabela

Close
Fechar
De norte ao sul da Ilha, veja ao vivo
Tudoem Ilhabela

Tarde de autógrafos do livro é sucesso

Fonte:Prefeitura de Ilhabela
Tudoem Ilhabela
Tudoem Ilhabela

Tarde de autógrafos do livro “Pequeno guia de aves de Ilhabela” é sucesso na cidade

Foto: Ronald Kraag

A obra tem cerca de 60 páginas e mais de 20 espécies de aves identificadas pelos alunos

 

Os holofotes estavam todos voltados para os alunos da E.M. Professor José Benedito, nesta quarta-feira (24), no lançamento e tarde de autógrafos do livro “Pequeno Guia de aves de Ilhabela”, produzido por eles.

A obra tem cerca de 60 páginas e mais de 20 espécies de aves identificadas pelos alunos, e é o resultado final do projeto idealizado pela professora, Taluana Torres, e implantado na escola, o “Mata Atlântica: Fauna e Flora de Ilhabela”. “É um livro feito com muitas mãos, e cada uma delas foi muito importante até chegarmos neste evento. Realizamos muitas atividades, como trilhas no Parque Estadual, pesquisas, histórias em quadrinhos e outras. Depois dos passeios cada aluno ficou responsável por desenhar um pássaro avistado, pesquisar sobre ele e fazer uma pequena poesia”, explicou Taluana.

Os alunos ficaram encantados e fizeram agradecimentos a equipe escolar, aos colaboradores e em especial ao “Joãozinho do Parque”, que faleceu no início deste ano, mas que foi representado na cerimônia pela sua família. “O Joãozinho contribuiu muito para o trabalho dessas crianças, ensinando sobre a toda a flora e a fauna de nossa cidade. Fico orgulhosa e emocionada em ver o sentimento de pertencimento dos alunos com a cidade”, disse a diretora da unidade, Lenice Garcêz.

Uma mesa foi montada para que os escritores e ilustradores autografassem a obra. “Tenho certeza que elas estão muito mais radiantes do que nós que apreciamos este lindo trabalho. Não há como ficar indiferente ao meio ambiente e sua preservação, uma vez que moramos em uma ilha, onde mais de 80% da Mata Atlântica está preservada. As escolas têm autonomia para desenvolverem projetos e ações que colaborem para essa preservação e também pela disseminação do conteúdo que os alunos aprendem. A Secretaria de Educação apoiou esse projeto pela grande contribuição que ele deu à educação de nossos alunos”, declarou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

As aves fazem parte da paisagem do arquipélago, tendo mais de 300 espécies catalogadas. A atual administração tem investido no ecoturismo, tendo participado em feiras como a Avistar, que é a maior feira de observação de aves da América Latina.  Além, disso está previsto no PPA (Plano Plurianual), a construção de seis torres na área do Parque Estadual exclusivas para a prática birdwatching (observação de aves).

O evento também contou com a presença da secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, dos diretores pedagógicos da Secretaria de Educação, João Paulo Souza e Vilma Barreto; funcionários do Parque Estadual, e também dos alunos, pais (ou responsáveis), equipe escolar e comunidade.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela

ilhabela@tudoemilhabela.com.br

http://

Comentários

Voltar ao Topo