Representantes do Iphan elogiam

preservação cultural no município

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 30/08/2018

Representantes do Iphan elogiam iniciativas da Prefeitura para a preservação cultural no município

O grupo visitou a Fazenda Engenho D’Água e participou de reunião com secretários da Cultura e Planejamento e Gestão Estratégica e diretora do Patrimônio Histórico

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, reuniu-se com representantes do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/SP, na última segunda-feira (27). Assuntos pertinentes à manutenção, preservação e aproveitamento cultural da Fazenda Engenho D´Água foram discutidos na sede do órgão na capital paulista.

A reunião contou com a participação do secretário municipal de Cultura, Nuno Gallo; da diretora de Patrimônio Histórico, Cintia Bendazzoli; da superintendente do Iphan/SP, Maria Cristina Donadelli; do coordenador técnico, Ronaldo Ruiz e da arquiteta Fernanda Gilbertoni.

Na ocasião, foram explanadas as diretrizes de atuação e metas da Secretaria de Cultura no âmbito da preservação e aproveitamento cultural da fazenda e também foi agendada uma visita técnica na Fazenda Engenho D’Água. A visita aconteceu ontem (28), e contou com a participação de todos os presentes na reunião, mais a secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Juliana Louro.

Os representantes do Instituto elogiaram as condições de preservação da fazenda e o uso do bem, centrado na preservação, na manutenção arquitetônica e paisagística e na valorização do patrimônio histórico e cultural do Município.

A Administração destacou que tem promovido visitas guiadas, organizadas em grupos pequenos em dias determinados para a realização do circuito externo da fazenda. “As diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Cultura para manutenção e visitação da Fazenda Engenho D´Água primam pela preservação e fomento e sempre atende às diretrizes estabelecidas pelo Iphan. Em face dessas ações e cuidados, tivemos retorno positivo do órgão de preservação e seus agentes, o que vêm consolidar as ações desenvolvidas pela pasta”, afirmou o secretário, Nuno Gallo.

“Avançamos e avançaremos muito mais na área cultural. Estamos construindo uma Ilhabela com respeito à cultura e identidade caiçara, assim como prevê nosso Plano de Governo”, disse o prefeito, Márcio Tenório.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo