Escola de Ilhabela encerra projeto

Ação conjunta, escola e família

Saiba Mais

Prefeitura de Ilhabela 16/11/2018

Escola de Ilhabela encerra projeto “Ação conjunta, escola e família de mãos dadas”

Ação teve início no mês de setembro e contou com a participação de vários profissionais, entre eles, dentista,  policial militar e padre

 

Escola, família e comunidade estão mais unidas! A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, encerrou na sexta-feira (9), o projeto “Ação conjunta, família de mãos dadas”, da E.M. Nilce Signorini.

O projeto teve início no mês de setembro e contou com a participação da equipe escolar, pais ou responsáveis por alunos, comunidade do entorno e de diversos parceiros. “O projeto aconteceu uma vez por semana; recebemos profissionais de vários segmentos: dentista, fonoaudiólogo, terapeuta, psicóloga, API, padre, policial militar, enfermeira, nutricionista e tivemos um testemunho real de uma mãe que tem uma filha especial”, destacou a diretora Josete Santana.

O objetivo geral do projeto foi o de desenvolver nas famílias o sentimento de pertencimento do espaço escolar, bem como, o vínculo comunidade e profissionais da educação. As palestras trataram de assuntos relevantes como a importância do brincar, da leitura, comunicação, o afeto, entre outros. “A iniciativa mobilizou a todos com assuntos realmente importantes. Unir a escola e a família traz benefícios para as crianças, que conseguem ter os olhares voltados às suas necessidades emocionais e cognitivas”, disse a secretária de Educação, Yeda Lopes.

Durante o cronograma, a cada semana um profissional de segmentos variados, ministrou uma palestra como perigos que rondam os filhos, higiene, saúde, a importância do afeto, do brincar. “Recebemos as famílias, lemos um texto, dividimos um café, e a palestra aconteceu, às vezes com uma dinâmica. Cada um tem um jeito de apresentar. Abrimos para discussões e as famílias têm trocado experiências conosco. É um tipo de formação para os pais e para nós também, queremos os pais mais próximos dos filhos e da escola”, explicou a coordenadora da unidade, Olga Isabel Aparecida Confessor de Souza.

Os profissionais participaram de maneira totalmente voluntária. “Queremos agradecer a todos que participaram, em especial os voluntários, que doaram seu tempo e conhecimento para que o projeto desse certo”, disse Olga.

A coordenadora da unidade lembrou a participação dos convidados: Patrícia Motta Soares Ramos (psicóloga e auxiliar de primeira infância) com a palestra “Escola e Família uma união possível”; Benedito Waldemar de Jesus (cabo da Polícia Militar e professor do Proerd), que ministrou “Saúde da Família: os perigos que rondam nossos filhos”; Alessandro Henrique Coelho e Clarissa Cunha Vailatti (respectivamente: padre e terapeuta familiar), que trataram de “Uma conversa sobre a importância do afeto na primeira infância e os direitos fundamentais da criança”; Antonio Carlos Cardoso Galante e Michelle Rocha (dentista e nutricionista) que palestraram sobre “Práticas Integrais na alimentação em saúde bucal e geral no âmbito domestico”; Gisele Maria Guimarães e Cavalcanti (fonoaudióloga), que trouxe o assunto “Comunicação na Infância”; a enfermeira Ana Paula Monteiro que orientou a todos sobre a pediculose (piolhos); e a mãe e corretora de imóveis, Patrícia Eugênia Custódio, que ministrou “Debate que inspira: aceitando os filhos como eles são”.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo